Caminhos Conceito

São os Caminhos que nos ligam e a nova rede de itinerância criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai trilhar a região ligando os traços que estão presentes na cultura, nas gentes e no património de cada um dos 13 concelhos do seu território de intervenção. Uma iniciativa idealizada com a consciência de que o património são também as pessoas e que os Caminhos são feitos por quem os percorre, seja todos os dias seja pontualmente, e se cruza com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças e as ruas. O mote “Médio Tejo – Uma região a caminho” traduz-se em diferentes roteiros de formação e animação cultural que prometem deixar marcas da sua passagem e têm como base de referência os percursos desenhados pelas linhas férreas do Norte, da Beira-Baixa, do Leste e do Ramal de Tomar, os leitos dos rios Tejo e Zêzere, além do Alviela, do Almonda e do Nabão, e as importantes autoestradas, estradas e caminhos que abrem a região a múltiplos acessos.

Programação Guias

Passaporte (bio)

Deu os primeiros passos de dança aos cinco anos de idade e foi firmando a caminhada artística iniciada em Luanda, com paragem em Nova Iorque, Berlim e Lisboa. A interpretação sob orientação de diversos coreógrafos portugueses nas décadas de 80 e 90 foi partilhada na última com a coreografia, altura em que o movimento se afirmou enquanto arte, partilha e pedagogia nas criações para o público mais jovem e nos projetos que envolvem diferentes comunidades.  

 

Viagem (projeto/ação)

Projeto artístico comunitário “Andar”

Há quem ande por andar e há quem diga por dizer. Neste espetáculo quem anda conhece o caminho e fala sobre o que conhece, a caminhada da vida. Um projeto de experimentação que junta 50 dançarinos amadores dos cinco concelhos numa caminhada conjunta em que cada passo é construído com base na partilha dos ensaios e andamentos de todos os participantes. Memórias e experiências dançantes embaladas pela poesia de Ana Hatherly. 

 

Paragens (concelhos)

Mação

Tomar

Vila Nova da Barquinha  

 

Itinerário (programa)

14 de abril . 18h30 | Tomar – Corredoura (partida: Café Paraíso)

15 de abril . 18h30 | Vila Nova da Barquinha - Parque Ribeirinho

16 de abril . 18h30 | Mação - Centro Histórico

 

Passageiros (público-alvo)

 

Todos os públicos  

Médio Tejo Uma região a caminho