Caminhos Conceito

São os Caminhos que nos ligam e a nova rede de itinerância criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai trilhar a região ligando os traços que estão presentes na cultura, nas gentes e no património de cada um dos 13 concelhos do seu território de intervenção. Uma iniciativa idealizada com a consciência de que o património são também as pessoas e que os Caminhos são feitos por quem os percorre, seja todos os dias seja pontualmente, e se cruza com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças e as ruas. O mote “Médio Tejo – Uma região a caminho” traduz-se em diferentes roteiros de formação e animação cultural que prometem deixar marcas da sua passagem e têm como base de referência os percursos desenhados pelas linhas férreas do Norte, da Beira-Baixa, do Leste e do Ramal de Tomar, os leitos dos rios Tejo e Zêzere, além do Alviela, do Almonda e do Nabão, e as importantes autoestradas, estradas e caminhos que abrem a região a múltiplos acessos.

Programação Guias

Passaporte (bio)

Este caos atinge gente de todas as idades e ali pelo meio surgem o teatro, a música, o cinema, as marionetas e as artes plásticas trazidos pela companhia fundada em 2009 por António Pedro e Caroline Bergeron. Os objetos artísticos revelam o mundo e os seus criadores, muitas vezes numa ótica autobiográfica, através de filmes-concerto, documentários sonoros, concertos, teatro (de marionetas, para bebés e peças), ateliers e oficinas. Propostas caóticas a que o público de Portugal, Espanha e França já se habituou e nas quais não quer meter ordem.

 

Viagem (projeto/ação)

Espetáculo “Sopa Nuvem”

Um cozinhado de humor e ternura feito em cima do palco por um pai decidido a alimentar a memória do filho sobre a sopa de feijão do avô António, que ganhou sabor a saudade. A receita vai ganhando forma através das dicas (melhores e piores) que lhe chegam pelo écran transformado em janela e em que entra para comprar o feijão. Este pode ser o ingrediente principal da sopa confecionada (e musicada) ao vivo, que o público prova no final, mas o ingrediente principal da história é outro... o amor.  

 

Paragens (concelhos)

Mação 

 

Itinerário (programa)

13 e 15 de abril . 12h00 | Mação - Centro Cultural Elvino Pereira

 

Passageiros (público-alvo)

Todos os públicos (M/7)

Médio Tejo Uma região a caminho