Caminhos Conceito

São os Caminhos que nos ligam e a nova rede de itinerância criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai trilhar a região ligando os traços que estão presentes na cultura, nas gentes e no património de cada um dos 13 concelhos do seu território de intervenção. Uma iniciativa idealizada com a consciência de que o património são também as pessoas e que os Caminhos são feitos por quem os percorre, seja todos os dias seja pontualmente, e se cruza com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças e as ruas. O mote “Médio Tejo – Uma região a caminho” traduz-se em diferentes roteiros de formação e animação cultural que prometem deixar marcas da sua passagem e têm como base de referência os percursos desenhados pelas linhas férreas do Norte, da Beira-Baixa, do Leste e do Ramal de Tomar, os leitos dos rios Tejo e Zêzere, além do Alviela, do Almonda e do Nabão, e as importantes autoestradas, estradas e caminhos que abrem a região a múltiplos acessos.

Programação Guias

Passaporte (bio)

A ligação ao teatro supera as duas décadas e o avançar dos anos encheu-lhe a bagagem. Ilustração, banda desenhada, literatura, cinema de animação, formação, adereços, figurinos, design gráfico e ambientes plásticos. Todos na mesma mala que não torna a viagem mais pesada, antes pelo contrário, e na qual ainda cabe o curso de ator-mariotenista, espetáculos e prémios. O destino almejado, a criatividade, surge no cruzamento das expressões artísticas e da experimentação.  

 

Viagem (projeto/ação)

Percurso artístico "O Espantoso caminho das Árvores-biblioteca!"

Uma viagem com ponto de partidas nas árvores e ponto de chegada nos laços afetivos geracionais, sem esquecer as raízes que dão força à identidade local e à memória das gentes. A escrita criativa (poesia) e a ilustração partilham-se em cada ramo deste percurso inspirado não só nas folhas das florestas, quintais e jardins, mas também nas folhas dos livros. Elementos simples que merecem uma paragem na correria do quotidiano para saborear o momento, descobrir a beleza e respeitar o meio envolvente. 

 

Paragens (concelhos/locais)

Vila Nova da Barquinha (Parque Ribeirinho)  

 

Itinerário (programa)

11 a 16 de abril . 11h00 | Visitas orientadas (ponto de encontro: Biblioteca Municipal)

 

Passageiros (público-alvo)

 

Percurso artístico | Todos os públicos

Médio Tejo Uma região a caminho