Caminhos Conceito

São os Caminhos que nos ligam e a nova rede de itinerância criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai trilhar a região ligando os traços que estão presentes na cultura, nas gentes e no património de cada um dos 13 concelhos do seu território de intervenção. Uma iniciativa idealizada com a consciência de que o património são também as pessoas e que os Caminhos são feitos por quem os percorre, seja todos os dias seja pontualmente, e se cruza com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças e as ruas. O mote “Médio Tejo – Uma região a caminho” traduz-se em diferentes roteiros de formação e animação cultural que prometem deixar marcas da sua passagem e têm como base de referência os percursos desenhados pelas linhas férreas do Norte, da Beira-Baixa, do Leste e do Ramal de Tomar, os leitos dos rios Tejo e Zêzere, além do Alviela, do Almonda e do Nabão, e as importantes autoestradas, estradas e caminhos que abrem a região a múltiplos acessos.

Programação Guias

Passaporte (bio)

Um corpo e um objeto, quem manipula? A questão poderá ter partido com o autor e intérprete de Vila do Conde e, provavelmente, acentuou-se com o estudo em manipulação de objetos e a influência do circo finlandês. A relação corpo e objetos é explorada pela técnica crua e orgânica que se distingue pela presença do imaterial, do corpo, da voz e do auto questionamento sobre o circo, a dança e o teatro.  

 

Viagem (projeto/ação)

Espetáculo “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)”

O retrato memória que surge no palco é escrito a quatro mãos. Duas pequenas, marcadas pela energia da flor da idade, outras duas, enrugadas e que protegem as primeiras a partir de uma janela. O medo surge entre ambas na rua em que o cão ladra e pode morder. O avô Elísio observa e Caco cresce no eco de um nome que considera ser pedaço de uma coisa partida, mas do qual se orgulha.  

 

Paragens (concelhos/locais)

Entroncamento 

 

Itinerário (programa)

15 e 16 de abril . 17h30 | Entroncamento - Centro Cultural

 

Passageiros (público-alvo)

 

Crianças dos 4 aos 7 anos e famílias   

Médio Tejo Uma região a caminho